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Imagem de um ficheiro com uma aba em destaque escrita: Sonda supermercados - Concurso (AGO / 12)

Estamos de olho!

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Estamos de olho!

Kraft, Sonda e Tele Sena são notificados por soltarem campanhas que exploram a vulnerabilidade da criança e confudem os pequenos; Kinoplex recebe carta informativa

Entre julho e agosto de 2012, a Kraft Foods, o Sonda Supermercados e a Liderança Capitalização (gestora da Tele Sena) foram notificados pelo Instituto Alana por direcionarem estratégias de marketing ao público infantil. No mesmo período, os cinemas Severiano Ribeiro – Kinoplex receberam uma carta com um material explicativo do Alana, alertando-os sobre o problema de promoções e campanhas direcionadas às crianças.

No caso da Liderança Capitalização, o problema ocorreu com a promoção da Tele Sena de Páscoa. Embora, de acordo com o Código Civil, o produto só possa ser vendido para maiores de 16 anos, sua publicidade foi direcionada às crianças. A Tele Sena teve como garotos-propagandas os integrantes da banda Restart, ídolos dos pequenos, que anunciaram a distribuição de brindes e prêmios atraentes para o público infantil – como uma viagem a Disney e figurinhas colecionáveis – com o objetivo claro de estimular o consumo do produto. A notificação foi enviada em 27 de Julho, e em 10 de agosto o Alana recebeu uma resposta. Nela, a empresa afirma que, como a Tele Sena tem “caráter de captação de poupança”, o comercial busca “fomentar na juventude esse bom hábito”. A campanha já foi retirada do ar e o caso segue sendo analisado.

No embalo das Olímpiadas, os supermercados Sonda lançaram o concurso cultural “Grito de Guerra”, para que crianças de até 12 anos criassem um grito de guerra original para torcer pelo Brasil. Divulgado pelo site infantil da empresa, o Sondinha, o concurso tinha como prêmio um Xbox com Kinect. A ação foi considerada abusiva por comunicar-se diretamente com as crianças, seduzindo-as a participar do concurso pelo desejo de obter o prêmio, colocado em destaque em sua comunicação mercadológica. Além disso, não foram encontrados recursos durante a inscrição que garantissem o acompanhamento de um responsável. A empresa foi notificada em 29 de agosto e até o momento não enviou uma resposta. Confira a notificação aqui.

Uma denúncia por e-mail motivou o Instituto Alana a analisar a comunicação mercadológica dos sucos em pó Tang, da Kraft Foods. Os projetos “Esquadrão Verde Tang” e “Olímpiadas de Reciclagem” foram anunciados em comerciais televisivos e em jogos e anúncios no site da marca – todos se dirigiam ao público infantil. Além de falar diretamente às crianças, a campanha promovia valores distorcidos, associando bem estar e sustentabilidade ao consumo do produto. A notificação à Kraft foi enviada em 29 de agosto e até o momento o Alana aguarda uma resposta da empresa.

Já os Cinemas São Luiz, dona da rede Severiano Ribeiro – Kinoplex, recebeu uma carta informativa por conta da promoção de venda do “Combo Aventura”, com pipoca, refrigerante e chocolates M&M, anunciados em conjunto com uma almofada estampada com personagens do desenho “Valente”. Com comunicação mercadológica dirigida diretamente às crianças, o brinde só seria entregue com a compra do combo tamanho grande, ou seja, com as maiores porções dos alimentos – todos hipercalóricos, com baixo valor nutricional, altas quantidades de gordura, açúcar e sódio. O Alana enviou a carta em 30 de agosto, e, no momento, aguarda resposta.

Publicado em: 24 de setembro de 2012

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