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Foto de cerveja sendo posta em um copo.

Enquadrem as cervejas na lei!

Foto de cerveja sendo posta em um copo.

Enquadrem as cervejas na lei!

Audiência pública em São Paulo debaterá a necessidade de incluir na lei que regulamenta a publicidade de bebidas alcoólicas as cervejas e demais bebidas que – inexplicavelmente – ficaram de fora até hoje

Buscando reduzir o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, o Ministério Público de São Paulo, por meio das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude de São Bernardo do Campo e da Capital, realiza, no próximo dia 13 de novembro, em São Paulo, uma audiência pública para debater alterações na Lei Federal 9.294/96, que regulamenta a publicidade desse tipo de bebida.

O MP sugere uma alteração para a inclusão das cervejas no grupo de bebidas alcoólicas e que, portanto, fiquem sujeitas às restrições legais. Segundo a lei em vigor atualmente, por ter um índice menor que 13 graus na escala Gay-Lussac, a cerveja, assim como alguns tipos de vinho, não é considerada bebida alcoólica para fins publicitários, e pode, portanto, ter seus anúncios veiculados das 6h às 21h. Ao contrário das outras bebidas, também pode associar o produto ao esporte, inclusive modalidades olímpicas, ao desempenho saudável de qualquer atividade, à condução de veículos e a imagens ou ideias de maior êxito ou sexualidade das pessoas.

O resultado é triste: segundo o estudo “Ineficácia da autorregulamentação das propagandas de bebidas alcoólicas”, de Alan Vendrame e Ilana Pinsky, da UNIFESP, o conteúdo das mensagens publicitárias atua no processo de tomada de decisão do indivíduo para o consumo de álcool entre os 7 e 12 anos. A criança tende a se identificar com as situações descritas nas publicidades associadas ao humor, erotismo e esportes. Como consequência, 36% dos adolescentes brasileiros bebem pelo menos uma vez por ano. Em média, o consumo começa aos 13 anos. Confira mais detalhes dessa realidade.

O projeto de alteração da lei já está disponível, e você pode manifestar seu apoio assinando a petição pública. Divulgue também para a sua rede!

A iniciativa tem o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça, entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente, universidades e pesquisadores. O Instiuto Alana também estará representado na audiência pública, que contará com a participação dos professores Ronaldo Laranjeira e Ilana Pinsky, da UNIFESP, Dalmo de Abreu Dallari,da USP, e Luiz Antônio de Souza Amaral, membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que falará do Projeto Ficha Limpa como exemplo  de iniciativa popular bem sucedida.

Serviço:

Audiência Pública: “Enfrentamento ao consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes e modificação legislativa por meio de iniciativa popular”.

Data: Terça-feira, 13 de novembro de 2012

Horário: Das 9h às 12h.

Local: Auditório QueirozFilho – Rua Riachuelo, 115 – Sé – São Paulo/SP

Publicado em: 7 de novembro de 2012

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