Logo Criança e Consumo
Foto em que miniaturas de pessoas pintam ovos coloridos

Páscoa: dicas para comemorar com menos consumo!

Foto em que miniaturas de pessoas pintam ovos coloridos

Páscoa: dicas para comemorar com menos consumo!

Mais um feriado capturado pelo consumo desenfreado. Infelizmente é isso o que a Páscoa tem se tornado desde que a indústria do chocolate enxergou nessa época do ano uma oportunidade de aumentar seu lucro. E, a partir daí, milhões e milhões passaram a ser investidos pelas empresas para nos convencer de que a felicidade se encontra dentro de um ovo açucarado.

As crianças são especialmente visadas. Personagens infantis, brinquedos, embalagens coloridas, comerciais na televisão… Todas essas práticas abusivas e ilegais contribuem para que os pequenos sejam fisgados pelas marcas.

Mas há diversos caminhos e alternativas para que, nesta Páscoa, a presença, o afeto e a reflexão estejam acima de qualquer interesse comercial.

 

1. Diminua a exposição das crianças à publicidade

Nessa época, as empresas anunciantes investem pesado no público infantil para aumentar suas vendas e desenvolvem ações mercadológicas em diferentes mídias para atrair a atenção dos pequenos. Se não for possível evitar a exposição, procure conversar com as crianças sobre essas publicidades abusivas e enganosas.

 

2. Cuidado com canais de youtubers mirins e redes sociais

Na Páscoa, muitos canais de youtubers mirins populares entre as crianças exibem vídeos apresentando e abrindo os ovos de chocolate e seus brinquedos. As marcas também estão nas redes sociais e criam conteúdos audiovisuais, passatempos e posts direcionados ao público infantil. É interessante que o responsável acompanhe, sempre que possível, os conteúdos que as crianças acessam e conversem com elas para explicar as motivações comerciais da empresa. Usar um bloqueador de publicidade é uma das maneiras de garantir a proteção da criança on-line, pois evita que as empresas tenham acesso aos sites visitados.

 

3. Mais brincadeiras, menos consumo

Que tal festejar esta Páscoa de uma forma diferente, com menos doces e mais brincadeiras? Existem ótimas ideias como corrida do ovo, coelhinho na toca, pintura de casca de ovos e até preparação de ovos caseiros de chocolate. Procure outras sugestões divertidas, criativas e de baixo custo. Você pode, por exemplo, imprimir e montar um coelinho da Páscoa de papel.

 

4. Fique atento aos preços

Ovos de chocolate que estampam personagens nas embalagens ou vêm acompanhados de brinquedos licenciados são mais caros do que produtos que não são anunciados. Uma alternativa é optar por chocolates artesanais, que são mais baratos do que os produtos que contam com publicidades e, além disso, normalmente contém menos conservantes, açúcares e outros ingredientes maléficos à saúde. Inclua as crianças na escolha do produto (é uma ótima maneira de introduzir o assunto de educação financeira) e aproveite para explicar o motivo da substituição do chocolate industrializado pelo caseiro.

 

5. Limite o consumo de chocolate pelas crianças

Nessa época, as crianças tendem a querer consumir muitos ovos de chocolate, pois querem o maior número de brinquedos possível que vem com o produto, que é repleto de açúcar. No entanto, dados da Pesquisa de Orçamento Familiar, conduzida pelo IBGE, indicam que 33,5% da população brasileira entre 5 e 9 anos já está com excesso de peso e 14,3% dessa parcela já é considerada obesa. Outro dado ainda mais preocupante revela que, pela primeira vez na história, um número crescente de crianças tem apresentado problemas de coração, respiração e diabetes tipo 2, todos relacionados à obesidade. Não tem problema aproveitar os chocolates da Páscoa, desde que seja de maneira que assegure a saúde da criança.

 

6. Venda casada é proibida

O Código de Defesa do Consumidor proíbe a venda casada, quando veicula necessariamente a venda de produtos, sem que seja oferecido ao consumidor opção de escolha. Ou seja, os tais brinquedos, amplamente anunciados às crianças, têm seu custo embutido no valor do produto.

 

7. Denuncie publicidades dirigidas às crianças

Vale lembrar que direcionar publicidade de qualquer espécie às crianças é ilegal, injusto e abusivo! Qualquer pessoa pode cobrar das empresas o cumprimento das leis, e fazer denúncias aqui pelo Criança e Consumo, ou diretamente aos órgãos de Defesa do Consumidor, caso se deparem com estratégias publicitárias direcionadas às crianças. Você pode aprender a identificar uma publicidade infantil em menos de um minuto, aqui.

Publicado em: 26 de março de 2019

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo