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Desenho com dois quadros, no primeiro uma criança segura um vaso com uma plana em uma mão e no outra um regador, no segundo quadro uma mulher está com uma escumadeira com duas crianças segurando legumes.

Dicas: como reduzir o estímulo ao consumo de junk food

Desenho com dois quadros, no primeiro uma criança segura um vaso com uma plana em uma mão e no outra um regador, no segundo quadro uma mulher está com uma escumadeira com duas crianças segurando legumes.

Dicas: como reduzir o estímulo ao consumo de junk food

O livro ‘Crianças sem marca: Dicas para pais que vivem em uma cultura de mercado, traduzido pelo projeto Criança e Consumo do original ‘Kids Unbranded’ lançado em 2014 pelo Centro para um novo sonho Americano, apresenta uma série de possibilidades para se viver de forma mais sustentável e harmônica em uma sociedade de consumo.

O Criança e Consumo selecionou e adaptou algumas destas dicas presentes no livro para inspirar pais, responsáveis e professores a lidarem com o tema do consumo na infância. Na seleção de hoje apresentamos algumas sugestões de como reduzir o estímulo ao consumo de junk food, confira:

Evite que a criança fique exposta à publicidade de produtos alimentícios com altos teores de gorduras, sódio e açúcar e de bebidas de baixo teor nutricional;

Quando uma criança pedir para comer algum desses produtos, pergunte de onde veio o desejo e converse sobre o assunto;

Converse sobre as publicidades que encontrar pelo caminho enquanto está com a criança e a ajude a desenvolver o pensamento crítico;

Ajude a divulgar os avanços e benefícios da luta pelo fim da publicidade dirigida a crianças, em especial de produtos alimentícios de baixo teor nutricional;

Cozinhe com as crianças e aproveite esses momentos para explicar a importância de uma alimentação saudável;

Leve as crianças para conhecerem de onde vêm os alimentos. Um passeio a uma fazenda, um sítio pode cair muito bem.

Que tal plantar algo que a criança possa comer depois?

Converse com outros adultos sobre alimentação saudável, leve o tema para as reuniões da escola e outros locais educativos, ajude a implementar uma cultura de alimentos não processados na cantina da escola;

Dialogue sobre os impactos negativos que a comunicação mercadológica e a publicidade têm sobre as crianças e aponte a presença de materiais deste tipo nos ambientes frequentados pelas crianças;

Dê o exemplo e converse para que os demais membros da família façam o mesmo.

– Se quiser saber mais sobre alimentação saudável, o Ministério da Saúde elaborou o Guia Alimentar para a População Brasileira, que apresenta recomendações alimentares para a população.

O ‘Criança sem marcas’ está disponível para download gratuitamente no site do projeto (faça o download aqui).

Veja também:
– Publicidade de junk food afeta mais as crianças
– Crianças assistem a 60 publicidades de junk food por semana na TV argentina
 Vitória! Refrigerantes vão parar de anunciar para crianças

Leia as outras dicas da série:
5 passos para evitar ações de marketing dentro das escolas
– 5 sugestões para reduzir a exposição à publicidade na internet
– 7 benefícios de se desconectar das telas
9 passos para limitar a exposição de crianças aos comerciais

Publicado em: 5 de julho de 2016

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