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Desenho com três quadros, no primeiro tem uma garota e um homem de gravata com um balão de atenção, no segundo um homem com um garoto em frente a um computador, no terceiro quadro um notebook com um sinal de bloqueio com a palavra ADBLOCK.

Dicas: 5 sugestões para reduzir a exposição à publicidade na internet

Desenho com três quadros, no primeiro tem uma garota e um homem de gravata com um balão de atenção, no segundo um homem com um garoto em frente a um computador, no terceiro quadro um notebook com um sinal de bloqueio com a palavra ADBLOCK.

Dicas: 5 sugestões para reduzir a exposição à publicidade na internet

O livro ‘Crianças sem marca: Dicas para pais que vivem em uma cultura de mercado, traduzido pelo projeto Criança e Consumo do original ‘Kids Unbranded’ lançado em 2014 pelo Centro para um novo sonho Americano, apresenta uma série de possibilidades para se viver de forma mais sustentável e harmônica em uma sociedade de consumo.

O Criança e Consumo selecionou e adaptou algumas destas dicas presentes no livro para inspirar pais, responsáveis e professores a lidarem com o tema do consumo na infância. Na seleção de hoje, apresentamos algumas dicas para reduzir a exposição à publicidade na internet, confira:

Esteja presente e oriente a navegação na web;

Coloque computadores em lugares de uso coletivo e evite o uso de dispositivos móveis sem acompanhamento;

Converse com as crianças sobre a importância da privacidade online. Vá além do “não fale com estranhos”, explique que tampouco é seguro falar ou compartilhar informações com empresas: ao participar de uma promoção, baixar um app ou responder a um teste online, elas podem estar entregando dados pessoais ou valiosos por nada de retorno;

– Instale um bloqueador de publicidade eficiente para evitar que as empresas de marketing rastreiem as atividades das crianças;

Procure conhecer os jogos e aplicativos que as crianças estão usando. Peça para te informarem sobre o tipo de dados a serem disponibilizados para jogar, que tipo de prêmio estão ganhando. Se o jogo não for adequado da perspectiva de publicidade e marketing, sugira outro jogo.

O ‘Criança sem marcas’ está disponível para download gratuitamente no site do projeto (faça o download aqui).

Veja também:
– Estratégias complexas de publicidade infantil invadem a internet
– Direitos das crianças na internet devem ser protegidos
Criança e Consumo denuncia 15 empresas por direcionar publicidade às crianças no YouTube 

Leia as outras dicas da série:
Publicado em: 1 de julho de 2016

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