O livro ‘Crianças sem marca: Dicas para pais que vivem em uma cultura de mercado, traduzido pelo projeto Criança e Consumo do original ‘Kids Unbranded’ lançado em 2014 pelo Centro para um novo sonho Americano, apresenta uma série de possibilidades para se viver de forma mais sustentável e harmônica em uma sociedade de consumo.
O Criança e Consumo selecionou e adaptou algumas destas dicas presentes no livro para inspirar pais, responsáveis e professores a lidarem com o tema do consumo na infância. Na seleção de hoje apresentamos algumas para evitar ações de marketing dentro das escolas, confira:
– Converse com outros pais, mães e responsáveis sobre eventuais ações de marketing na escola;
– Caso ocorram ações de marketing na escola, leve o caso à diretoria e apresente a nota técnica do Ministério da Educação, que pede o fim da publicidade nas escolas (faça download do documento aqui);
– Se isto não funcionar, leve o problema à reunião de pais e tente abrir um diálogo sobre os impactos da publicidade na infância;
– Proponha a criação coletiva – pais, responsáveis, professores, funcionários e alunos – de um manual de orientações sobre publicidade abusiva;
– Se a escola e a comunidade escolar juntas não conseguirem avançar nessas questões, denuncie ao órgão responsável pela gestão da educação daquela instituição. Você também pode escrever para o Criança e Consumo, clique aqui.
O ‘Criança sem marcas’ está disponível para download gratuitamente no site do projeto (faça o download aqui).
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