Logo Criança e Consumo
Foto de pote de iogurte de morango, em fundo rosa

Danone paga multa por publicidade infantil

Foto de pote de iogurte de morango, em fundo rosa

Danone paga multa por publicidade infantil

Foi encerrado, após pagamento de multa de R$ 107 mil, o caso iniciado em 2015 contra a empresa Danone.

 

Em 2015, o Criança e Consumo recebeu uma série de queixas de mães a respeito das campanhas do produto Danoninho ‘Mini Dinos’ e ‘Dino Profissões’ e denunciou formalmente a empresa ao Procon do estado do Paraná. Já em 2017, o Procon considerou que havia, nas campanhas, “falta de isonomia na relação de consumo, sendo que, diferentemente de adultos, crianças podem se confundir facilmente com material publicitário” e multou a empresa. Em sua defesa, a Danone declarou que, apesar do caráter lúdico das publicidades, as peças não se valiam da falta de discernimento da criança. “Não há qualquer ilicitude ou abusividade em se usar o universo infantil na publicidade, para que a criança se divirta com o que está assistindo”, afirma o recurso.

 

Em resposta, a decisão do Procon, em 2018, afirma que “quanto à ocorrência de propaganda abusiva, não há dúvida acerca de sua existência, já que […] a criança não é capaz de distinguir realidade de algo fictício e o recorrente, ao promover publicidade apelativa, caracteriza propaganda abusiva” e, na sequência, se vale do artigo 37 do Código do Consumidor para explicitar o conceito de publicidade abusiva.

 

“Vence a infância brasileira com a diligente atuação do Procon Paraná. É fundamental que órgãos de defesa do consumidor, cada vez mais, assumam o dever constitucional de garantir a proteção dos direitos das crianças com absoluta prioridade”, afirma Livia Cataruzzi, advogada do Criança e Consumo.

 

Leia também:

Tirol é condenada por publicidade em escolas

Bauducco é condenada por publicidade infantil na campanha “É Hora de Shrek”

Nove denúncias de oferta abusiva de produtos alimentícios com brinquedo

Publicado em: 9 de maio de 2019

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo