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Imagem com um copo com uma bebida, o copo está cheio de gelo.

Coca-cola não fará mais publicidade para menores de 12 anos

Imagem com um copo com uma bebida, o copo está cheio de gelo.

Coca-cola não fará mais publicidade para menores de 12 anos

O Instituto Alana vem por meio deste comunicado parabenizar o compromisso global da Coca-Cola Company  para o combate à obesidade, que inclui, entre outras medidas, o fim do direcionamento de publicidade a crianças de até 12 anos.

O anúncio feito pela empresa ontem (08/05) acontece em um momento de ampla reflexão sobre a responsabilidade empresarial em questões de impacto social. A inciativa da Coca-Cola reconhece que as estratégias de marketing têm forte impacto nas decisões de consumo e que é preciso fazê-las de forma responsável, “incluindo não dirigir publicidade a crianças menores de 12 anos em nenhum lugar do mundo”.

Com a ampla divulgação de sua nova política, a fabricante compromete-se publicamente com o dever de respeitar os cidadãos. A conduta da empresa resulta da construção de uma política corporativa apoiada em um longo processo de debate travado entre sociedade, poder público e mercado diante de graves problemas decorrentes de estratégias de marketing.

O Instituto Alana espera que o anúncio provoque uma reação em todo o mercado e que, de alguma forma, possa contribuir para uma revisão profunda sobre a conduta das empresas diante dos cidadãos, trazendo valores mais éticos e transparentes.

É ainda oportuno reforçar a crença do Instituto Alana de que uma democracia consolidada apoia iniciativas como essa e reconhece que a defesa dos direitos das crianças, inclusive nas relações de consumo, é uma obrigação compartilhada entre famílias, empresas e Estado.

Isabella Henriques

Diretora de Defesa e Futuro

Instituto Alana

São Paulo, 09 de maio de 2013.

Foto: Genesiss Rodriguez

Publicado em: 9 de maio de 2013

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