Logo Criança e Consumo
Foto do Midrash Centro Cultural.

Cariocas debatem consumismo infantil

Foto do Midrash Centro Cultural.

Cariocas debatem consumismo infantil

Ciclo de palestras no Rio de Janeiro aborda os desafios da educação em uma sociedade que estimula o consumismo entre as crianças

Nas últimas duas semanas, o Rio de Janeiro abriu os braços para a discussão de temas urgentes como consumo, infância, cidadania e sustentabilidade. Em comemoração ao Dia das Crianças e ao Dia do Consumo Consciente, o Instituto Alana, em parceria com o Midrash Centro Cultural, organizou um ciclo de palestras com especialistas das áreas de comunicação, educação e psicologia.

Os debates aconteceram nos dias 17 e 24 de outubro e lotaram o auditório do Midrash. Entre os palestrantes, a publicitária Nádia Rebouças, o jornalista Marcus Tadeu, a educadora Regina Assis e a psicóloga Laís Fontenelle, do Instituto Alana.

A proposta era abordar os desafios da educação em uma sociedade que estimula o hiperconsumo e a descartabilidade. Os palestrantes mostraram como as crianças têm, desde cedo, participado da engrenagem do mercado, numa fase essencial de formação de hábitos e valores. Elas estão cada vez mais expostas a mensagens que vendem a idéia da realização de sonhos, felicidade e inclusão social através da posse de mercadorias.

Temas como erotização precoce, estresse familiar, obesidade infantil, consumo prematuro de álcool e tabaco, diminuição do brincar e o impacto do consumismo na infância na sustentabilidade ambiental também fizeram parte dos debates.

 

Confira os melhores momentos de cada apresentação:

Marcus Tadeumostrou a trajetória histórica, desde os anos 1950, da produção audiovisual para crianças no Brasil, e foi apontando o lugar que da criança em cada período: primeiro como espectador/ aprendiz, depois como parte do cenário e objeto de consumo, e depois como protagonista e consumidora. Ressaltou a falta de regulamentação e fiscalização existente no Brasil.

 

imageRegina Assis: como a criança de hoje não é mesma da de ontem, é necessário que a Educação se adapte com urgência para dar conta da geração atual, multitarefa, que se relaciona com as diferentes mídias concomitantemente. Ressaltou que pais, avós, educadores e todos aqueles que se relacionam com crianças devemos passar valores mais humanos e menos materialistas, e que uma educação pautada na ética e na estética é a chave para transformação. Devemos educar para a cidadania e não para o consumo sem reflexão.

 

imageLais Fontenelle: falou sobre o impacto da comunicação de mercado na sociedade de consumo, mostrando como a publicidade e seu discurso persuasivo impactam nossos desejos, mas, principalmente, o das crianças, seres ainda em desenvolvimento e portanto mais vulneráveis aos apelos de consumo. Mostrou como uma experiência de mobilização no terceiro setor pode fazer a diferença, usando a trajetória da área de Defesa do Instituto Alana. Incentivou  a sociedade civil a se organizar e lutar pelos seus direitos e pelos direitos das crianças, que deveriam ser honradas em sua essência.

 

imageNádia Rebouças: mostrou que a mudança de paradigmas, de valores e de escolhas dos indivíduos, do mercado, do Estado e da sociedade se faz urgente, já que a forma como temos nos relacionado entre pares e com os recursos naturais tem se mostrado insustentável. Afirmou acreditar que vivemos um momento único de transformação de consciência e que devemos parar e pensar não somente sobre nossos próprios hábitos de consumo e sobre nossas escolhas, mas também em mobilizar para transformar os problemas em soluções criativas. Concluiu dizendo que enquanto todos acreditarem que o ser humano está a serviço da economia nada vai mudar, mas quando começarmos a enxergar que a economia é que deve estar a serviço do humano, podemos ter novidades.

 

Se quiser saber mais sobre o tema, acesse o blog do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana. Você encontrará uma série de textos que refletem sobre consumismo na infância, transformação de valores, mercantilização da criança etc.

Publicado em: 16 de novembro de 2012

Notícias relacionadas

Listar todas as notícias

Ir ao Topo