Notícias

Bayer é multada pelo Procon-MT por publicidade abusiva do Redoxitos

Bayer é multada pelo Procon-MT por publicidade abusiva do Redoxitos

Bayer é multada pelo Procon-MT por publicidade abusiva do Redoxitos

A comunicação mercadológica direcionada para crianças foi denunciada pelo Criança e Consumo em agosto de 2015.

A empresa Bayer foi multada em R$ 1.500.000,00 pelo Procon do Mato Grosso por direcionar as estratégias de comunicação mercadológica do produto Redoxitos para crianças. A decisão foi divulgada no site do órgão dia 27 de junho, o caso teve início em 2015 com uma denúncia do Alana, por meio do programa Criança e Consumo.

O Procon-MT identificou quatro violações na comunicação mercadológica do produto, no que diz respeito ao direcionamento para crianças: embalagem promocional decorada com personagens do filme “Divertidamente” e a distribuição de brinde; a veiculação de publicidade com uma versão dos “Três porquinhos”, que levava as crianças a acreditarem que se tomassem o suplemento ficariam imunes a doenças ou resfriados, desrespeitando regulamentação da Anvisa; a falta de informação clara que identificava o produto como “Suplemento Vitamínico”; e a veiculação de publicidade de difícil identificação pela criança no jogo online ‘Missão Planeta C’.

Veja também:
Ministro do Supremo Tribunal Federal não aceita recurso da Bauducco e mantém decisão
Ri Happy faz acordo e irá destinar R$ 100 mil à Fundo Municipal
TJSP decide que publicidade infantil da Dr. Oetker é abusiva e mantém multa

A campanha, como identificou o Procon MT, utilizava elementos do universo infantil para dialogar com as crianças com o intuito de associar o consumo do produto a momentos de diversão. O valor da multa foi fixado levando em conta as infrações e o agravante da prática “ter ocorrido em detrimento de menor de dezoito anos (Dec. nº. 2.181/97, art. 26, VII)”. O processo está em fase recursal.

Para o Criança e Consumo, a decisão do Procon-MT é muito importante, pois reconhece a legislação brasileira que protege os direitos das crianças e responde ainda, aos apelos de mães, pais e profissionais de saúde que manifestaram sua indignação com a publicidade de Redoxitos. Na época da veiculação da campanha, o MILC (Movimento Infância Livre de Consumismo) criou na internet a campanha “Remédio não é bala”, valorizando a ingestão de alimentos in natura, ricos em vitamina C, em detrimento do consumo de suplementos.

Acompanhe o caso:

*texto com informações da assessoria de imprensa do Procon-MT

Foto: via Flickr

2 comentários em “Bayer é multada pelo Procon-MT por publicidade abusiva do Redoxitos
  1. Tatiana de Sena Silva Mendes says:

    Parabéns ao PROCON-MT!!!
    Precisamos cuidar e proteger nossas crianças!!!

  2. laura machado de mello bueno says:

    Parabéns. Fazem um trabalho importante para possibilitar um futuro para nossa civilização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X