Seção principal do site.

O QUE É?

As Feiras de Trocas de Brinquedos são uma maneira engajada e divertida de repensar a forma como consumimos, envolvendo adultos e crianças. A iniciativa faz parte do programa Criança e Consumo, do Alana, que atua desde 2006 para sensibilizar as pessoas sobre as consequências do consumismo infantil, e minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes dele.

O consumismo é uma ideologia, um hábito forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da nossa sociedade. Somos diariamente impactados pelas mídias de massa que estimulam o consumo inconsequente. Por isso, e a partir das reflexões que foram surgindo ao longo do trabalho do Criança e Consumo, o programa criou a Feira de Trocas de Brinquedos em 2012, como uma alternativa ao consumo e uma maneira de estimular as crianças a trocar brinquedos, ao invés de só comprar. Afinal, trocar pode ser mais divertido do que comprar.

A iniciativa foi elaborada para que qualquer pessoa, em qualquer lugar consiga realizar uma Feira. Para isso, esta página reúne ferramentas que auxiliam na organização e divulgação de uma Feira de Trocas de Brinquedos.

> Quer saber mais sobre o consumismo infantil e suas consequências? Navegue pelo site do Criança e Consumo ou leia mais nos materiais abaixo:

 Consumismo Infantil na Contramão da Sustentabilidade
 O que fazer para proteger nossas crianças do consumismo
 Porque a publicidade faz mal para as crianças

 

COMO ORGANIZAR

Abaixo estão os materiais e algumas dicas para ajudar na organização e divulgação da sua Feira de Trocas de Brinquedos*. Disponibilizamos um Guia, que pode auxiliar na organização para que nenhum detalhe seja esquecido, e uma listinha de combinados para ajudar no dia.

Colocamos também um modelo de convite e de cartaz para contribuir com a divulgação, ampliando assim, o alcance da iniciativa e levando mais crianças para a sua Feira. Lembre-se, que as Feiras são realizadas exclusivamente para troca – não havendo compra ou venda de produtos. Mais do que um exercício de desapego, as Feiras podem contribuir também para a formação de valores menos materialistas.

E qualquer dúvida escreva pra gente: fdt@alana.org.br

 

Guia e combinados

Guia – Aqui você encontra um guia completo para a realização da Feira de Trocas de Brinquedos, com orientações práticas sobre o que fazer antes, durante e depois da Feira: faça o download aqui.

Combinados da Feira – Para garantir que tudo transcorra bem, leve impresso no dia esse arquivo e coloque em um lugar visível: faça o download aqui.

 

Divulgação

Convite virtual – Você pode completar esse material com as informações da sua Feira e enviar por e-mail, whatsapp, divulgar nas suas redes, espalhar virtualmente: faça o download aqui.

Cartaz – Coloque as informações da sua Feira nos espaços em branco, imprima o cartaz e cole em pontos de interesse da comunidade (creches, escolas, centros comunitários, restaurantes, etc.): faça o download aqui.

Imprensa– Se sua Feira for aberta ao público, divulgue na imprensa local com esse modelo de release: faça o download aqui.

 

Conte com a gente

Cadastre sua Feira – Criamos aqui um formulário para saber mais sobre sua Feira, se você tiver interesse, podemos divulgar na agenda do site e no nosso Facebook. Acesse o formulário aqui.

Conte como foi – Depois da realização da Feira compartilhe com a gente como foi escrevendo para o e-mail fdt@alana.org.br. Fotos e relatos são sempre inspiradores. 😉

*Os materiais são apenas sugestões para auxiliar na realização da Feira. Fique à vontade para adaptar, transformar e distribuir.

 

AGENDA DAS PRÓXIMAS FEIRAS

dezembro

10dez(dez 10)15:00(dez 10)15:00Feira de Trocas de Brinquedos- São José dos Pinhais/PR15:00 - 20:00 Rua Ivaí, 242, São Pedro- São José dos Pinhais, PR

17dez(dez 17)11:45(dez 17)11:45Feira de Trocas de Brinquedos- São Paulo/SP11:45 - 13:00 Rua José Álvares Maciel, Butantã, São Paulo - SP, 05539-080, Brasil

INSPIRE-SE

“Foi um momento gratificante. As crianças estavam totalmente focadas na troca e as orientações dadas pelo ‘Guia –Feira de trocas’ foi fundamental e deu muita segurança à equipe de apoio. Com certeza foi a primeira de muitas!”- Nevinka Lucia Saavedra Tomasich, diretora do Colégio Jardim Anália Franco:

“Já fomos em várias feiras de troca de brinquedos e a experiência foi ótima! Por isso fica a sugestão que se faça mais feiras como esta ao longo do ano, em cada trimestre ou mesmo bimestre. Esse é um tempo ideal para criança brincar, desapegar e saber que os objetos tem que circular”.

“Vi a postagem de vocês e comentei com o grupo de professoras do meu colégio. Fizemos uma feira de troca e de doação. Estamos realizando um laboratório de práticas educacionais em uma escola infantil da nossa cidade que é bem carente, por isso decidimos doar brinquedos, livros e jogos para essa escola. Também a feira entrou no calendário de comemoração de aniversario de 114 anos do colégio”.

“É uma ótima iniciativa! A escola de minha filha estará realizando amanhã uma feira de trocas de brinquedos também!”

 

X