Conselho

Quem nos ajuda 

O Projeto Criança e Consumo tem um conselho consultivo, constituído para subsidiar sua atuação e promover uma interlocução mais próxima com especialistas e acadêmicos que atuam na relação entre publicidade, consumo e infância.

Ana Olmos

Psicanalista

Ana Olmos

Psicanalista de crianças e adolescentes, com especialização em Neuropsicologia Infantil pela Faculdade de Medicina da USP, doutora em Psicologia Clínica/USP , Mestre/USP e com Diplomatura em Vínculos Familiares e Grupos de Crianças pela Asociación Argentina de Psicología y Psicoterapia de Grupo.

Clóvis de Barros Filho

Filósofo

Clóvis de Barros Filho

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, é mestre em Science Politique pela Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris III, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Autor dos livros “Ética na Comunicação”, “Habitus na Comunicação”, “Comunicação do Eu: Ética e Solidão”, entre outros. Foi pesquisador da UNESCO sobre ética e publicidade infantil.

Danilo Doneda

Advogado

Danilo Doneda

Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com mestrado e doutorado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é consultor da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Foi Coordenador-Geral de Estudos e Monitoramento de Mercado da Senacon/MJ, professor na UERJ, PUC-RJ e FGV-Rio. Pesquisador visitante na Università deli Studi di Camerino em Roma, Itália, e no Instituto Max Planck em Hamburgo, Alemanha. É membro do Conselho Consultivo para Privacidade do grupo Global Pulse da Organização das Nações Unidas e do InternetLab.

Edgard Rebouças

Jornalista

Edgard Rebouças

Jornalista, doutor em Comunicação Social, coordenador do “Observatório da Mídia: Direitos Humanos, Políticas e Sistemas” e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Como jornalista, atuou em emissoras de tevê, jornais e assessorias de comunicação; como professor e pesquisador seu foco são as políticas na área das comunicações e indústrias culturais e midiáticas. Foi professor visitante em universidades da França e do Canadá e professor efetivo em Pernambuco e no Espírito Santo.

Flávio Paiva

Jornalista

Flávio Paiva

Autor, dentre outros livros e CDs para crianças, de Flor de Maravilha, Benedito Bacurau, Titico Achou um Anzol, A Festa do Saci e A Casa do Meu Melhor Amigo (Cortez Editora). Escreve semanalmente no Diário do Nordeste. É também graduado em Comunicação Social e especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Inês Silvia Vitorino Sampaio

Socióloga

Inês Silvia Vitorino Sampaio

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, com foco em comunicação, infância e juventude. Neste campo, coordena o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM - Núcleo UFC) e integra o Projeto de Extensão "TVez: Educação para o uso crítico da Mídia". É autora do livro "Televisão, publicidade e infância"(2004).

João Lopes Guimarães Junior

Procurador de Justiça

João Lopes Guimarães Junior

É procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Foi promotor de Justiça de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos do Consumidor, do Ministério Público do Estado de São Paulo.

José Eduardo Elias Romão

Advogado

José Eduardo Elias Romão

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e doutor em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB). Foi diretor do Departamento de Justiça e Classificação do Ministério da Justiça, de 2004 a 2008. É servidor público de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Atualmente exerce o cargo de Ouvidor-Geral da União da Controladoria-Geral da União.

Ladislau Dowbor

Economista

Ladislau Dowbor

Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia), é professor titular no departamento de pós-graduação da PUC-SP nas áreas de economia e administração. É consultor de diversas agências das Nações Unidas, de governos e municípios, bem como do Senac. Integra o conselho de instituições como a Fundação Abrinq, o Instituto Polis e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

Marcelo Sodré

Procurador do Estado de São Paulo

Marcelo Sodré

Doutor em Direito pela PUC-SP, é também professor da instituição. Tem experiência em Direito das Relações de Consumo e Direito Ambiental, atuando principalmente em direito do consumidor, meio ambiente e consumo sustentável. É procurador do Estado de São Paulo e membro do Conselho Diretor do IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Nádia Rebouças

Consultora

Nádia Rebouças

Especialista em comunicação, consultora de comunicação para a transformação de organizações privadas e do terceiro setor. Pesquisadora, planejadora e criadora de campanhas para mudanças de paradigmas socioambientais. É palestrante e deu aulas de Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e na pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Pedro Abramovay

Advogado

Pedro Abramovay

Formado em Direito pela USP e mestre em direito Constitucional pela UnB. Foi Assessor Especial do Ministro da Justiça, Secretário de Assuntos Legislativos e Secretário Nacional de Justiça durante o governo Lula. Lecionou na Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV e hoje é Diretor Regional para a América Latina das Open Society Foundations.

Pedrinho Arcides Guareschi

Filósofo

Pedrinho Arcides Guareschi

Especialista em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Psicologia Social pela Marquette University Milwaukee, doutor em Psicologia Social pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutor pela University of Wisconsin - Madison e pela University of Cambridge. É professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rachel Biderman

Ambientalista

Rachel Biderman

Diretora interina do World Resources Institute no Brasil. Doutora em Administração Pública e Governo na EAESP-FGV, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora em Estágio de Doutorado na JFK School of Government, Harvard. Mestre (LL.M) em Direito Internacional, com enfoque em Meio Ambiente, no Programa International Legal Studies, da escola Washington College of Law, American University. Integrante do Conselho do IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor e do Conselho do Instituto Marina Silva (IMAS).

Vidal Serrano Júnior
icon-book

Procurador de Justiça

Vidal Serrano Júnior

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), obteve os títulos de Mestre (1995), Doutor (2000) e Livre-docente (2008) em Direito pela mesma Universidade. É professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da PUC-SP e do Programa de Estudos pós-graduados da Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Exerce a função de Diretor-Adjunto da Faculdade de Direito da PUC-SP. É ainda Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e autor de vários livros.