Logo Criança e Consumo

Tic Kids Online Brasil (2017)

Sobre

Com o objetivo de ampliar o debate sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil, o Cetic.br realiza anualmente a pesquisa TIC Kids Online Brasil. O objetivo principal é ampliar o conhecimento sobre as experiências e práticas de crianças e adolescentes no que diz respeito aos riscos e oportunidades do uso da Internet

Autoria

Comitê Gestor da Internet  – CGI

Ano

2017

Idioma

Português do Brasil

A pesquisa TIC Kids Online Brasil, conduzida anualmente desde 2012 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), tem como objetivo central mapear possíveis riscos e oportunidades on-line, gerando indicadores sobre acesso à Internet por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de idade e sobre os usos que eles fazem dela. Dessa forma, busca-se entender a percepção dos jovens quanto à experiência e à segurança on-line, bem como delinear as práticas de mediação de pais e responsáveis relacionadas ao uso da Internet.

 

A pesquisa constata, anualmente, a tendência de crescimento no número de crianças e adolescentes conectados no Brasil. Em 2017, a pesquisa estimou que 85% da população entre 9 e 17 anos era usuária de Internet no país. O fato de a grande maioria das pessoas nessa faixa etária ter acesso à rede não elimina, no entanto, a necessidade de que sejam desenvolvidas políticas públicas de inclusão digital para mais de 4 milhões de crianças e adolescentes ainda desconectados. A elevada proporção de jovens usuários não minora também a importância de medidas que reduzam custos de banda larga e que possibilitem aos usuários de Internet um maior rol de oportunidades vivenciadas no contexto digital.

Compartilhar:

Conheça outras publicações

Listar todas as publicações
Ir ao Topo