Seção principal do site.

Biblioteca

 

  • Tipo de publicação

  • Tema

  • Ordenar


Apresentação Criança e Consumo (Fecap Cases 2016)

Apresentação realizada pela integrante da equipe de comunicação do Alana, Laura Leal, no Fecap Cases 2016 (18.10.2016).

Apresentação Criança e Consumo (Congresso Brasileiro de Nutrição)

Apresentação realizada pela advogada do Criança e Consumo, Ekaterine Karageorgiadis no XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (28.10.2016).

Criança e Consumo – 10 anos de Transformação

O livro comemora a primeira década do projeto do Instituto Alana. A publicação traz reflexões aprofundadas sobre o consumismo infantil e a regulação da publicidade.

Como reagir diante dos apelos de consumo das crianças?

A consultora financeira Cassia D' Aquino entende que uma dose de frustração durante a infância é tanto necessária quanto inevitável.

Como tratar da publicidade com as crianças?

Cassia D' Aquino sugere que os adultos estimulem a reflexão crítica nos pequenos a respeito da publicidade que é apresentada a eles.

A educação financeira no dia a dia das crianças

De acordo com Cassia D' Aquino, dar mesada ou semanada às crianças pode ser uma maneira eficiente de ensiná-las a lidar desde cedo com o dinheiro.

Qual o papel da escola na relação com o consumismo infantil?

A consultora financeira Cassia D' Aquino responde.

O que é educação financeira?

A educação financeira, segundo a consultora financeira Cassia D' Aquino, deve abarcar o ensino de grandes questões: como ganhar, gastar e poupar dinheiro.

Como minimizar o impacto dos pedidos dos filhos no orçamento familiar?

Cada vez mais, as crianças vêm interferindo nas decisões de consumo das famílias.

Qual a relação entre o estresse familiar e o consumismo infantil?

Segundo a consultora financeira Cassia D' Aquino, é importante que os adultos expliquem às crianças que há momentos em que não é possível atender seus pedidos.

PL 5921 completa 14 anos na Câmara

A equipe do Criança e Consumo foi a Brasília conversar com deputados e mostrar a importância da regulamentação da publicidade infantil.

14 anos do PL 5921 – Dep. Luiz Carlos Hauly

O Deputado, autor do Projeto de Lei que restringe a publicidade infantil, conta sobre a trajetória do PL e a importância de sua aprovação.

14 anos do PL 5921 – Dep. Maria do Rosário

A Deputada acredita que redirecionar a publicidade para os adultos pode ser extremamente importante para as futuras gerações.

14 anos do PL 5921 – Dep. Jandira Feghali

A Deputada defende a regulamentação da publicidade que fala com a criança, pois esta interfere no consumo, no comportamento e na formação de valores das crianças.

14 anos do PL 5921 – Dep. Chico Alencar

Para o Deputado a regulamentação da publicidade dirigida para a criança não significa censura, mas uma classificação pedagógica e educativa.

Mídia e Identidade – Ana Olmos

Ana Olmos, psicanalista da infância e adolescência fala a respeito da relação entre mídia e identidade abordando temas como ética, afeto e padrões de vida.

Mídia e Identidade – Pedrinho Guareschi

O psicólogo social Pedrinho Guareschi entende a mídia como principal responsável na construção da realidade e da nossa subjetividade e identidade.

Comportamento e Cultura Infantil – Flavio Paiva

Em videoaula, o jornalista Flavio Paiva aborda temas importantes para a proteção da infância, como educação, consumismo infantil, espaço do brincar e encurtamento da infância.

Comportamento e Cultura Infantil – Inês Vitorino

Um retrato da infância de hoje pela socióloga Inês Vitorino.

Educação e Mídia – José Augusto Tadei

A relação das crianças com as mídias e o consumo sem reflexão trouxeram questões morais e de saúde pública que afetaram diretamente a sociedade.


X