A empresa Alimentos Zaeli Ltda. lançou a promoção “Receba um Zaelinho em sua casa” no Programa Raul Gil, no qual o apresentador, juntamente com uma criança – uma menina bem nova ainda –, fazia merchandising dos produtos da empresa. O consumidor que enviasse 10 embalagens de produtos Zaeli ganhava a mascote Zaelinho. A promoção foi válida de fevereiro a agosto de 2007.
O merchandising veiculado foi de grande apelo infantil: primeiro porque o objeto da promoção era um gato de pelúcia, um presente admirado pelas crianças, e segundo porque a presença de uma criança enaltecendo e deliciando-se com o produto tem influência sedutora em outras crianças. Além disso, a promoção estimulava o consumo excessivo de alimentos (10 produtos) e ainda forçava as pessoas a comprarem mais do que necessitavam somente para receber o ‘Zaelinho’.
Baseado na tese de que produtos de gêneros alimentícios devem ser anunciados para os pais ou responsáveis e não para crianças, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, encaminhou notificação à empresa e à rede de TV Bandeirantes. Como não foi obtida resposta, o projeto enviou representação ao PROCON contra os abusos da promoção e do merchandising em questão. O órgão permanece analisando a denúncia.
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20.9.2007 – Representação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo ao PROCON
Parecer Psicológico – Maria Helena Masquetti
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