15 empresas – Canais de Youtubers Mirins: Publicidade na Internet (março/2016)

15 empresas – Canais de Youtubers Mirins: Publicidade na Internet (março/2016)

Atuação do projeto Criança e Consumo:

Dentro do seu âmbito de atuação, o projeto Criança e Consumo constatou prática de publicidade abusiva, consistente no desenvolvimento de estratégias de comunicação mercadológica direcionadas diretamente a crianças realizadas pelas empresas Bic Graphic Brasil Ltda, Biotropic Cosmética Licensing, C&A Modas Ltda., Cartoon Network, Foroni Indústria Gráfica Ltda. A Edutenimento Entretenimentos do Brasil Ltda. (Kidzania), Long Jump – Representação de Brinquedos e Serviços Ltda., Mattel do Brasil Ltda.,Arcos Dourados de Alimentos Ltda. (McDonald’s), Pampili Produtos Para Meninas Ltda., Lojas Puket Ltda., Ri Happy Brinquedos S.A., Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, Sestini Mercantil Ltda.e Tilibra Produtos de Papelaria Ltda.

As ações consistiram na utilização de canais de crianças em redes sociais como YouTube, Facebook e Instagram para a divulgação de seus produtos, promoções e serviços.

Em geral, as empresas enviam seus produtos para que as crianças realizem a divulgação nos seus canais. Como são crianças falando diretamente com crianças, o processo de identificação cumpre de maneira ainda mais efetiva o objetivo das empresas de desenvolver desejos consumistas nos pequenos, de forma claramente abusiva. Além do envio de produtos, as empresas apostam também na divulgação de promoções e a organização e patricínio de “encontros” entre os youtubers e seus fãs, baseados na distribuição de autógrafos e sessões de fotos.

Assim, considerou-se que as empresas exerceram prática abusiva, pois, aproveitam-se da vulnerabilidade das crianças youtubers e das espectadoras para alavancar as vendas de seus produtos.

Em face do exposto, o Instituto Alana, por meio de seu Projeto Criança e Consumo, enviou, em 17.3.2016, Representação ao Ministério Público Federal – Procuradoria Regional da República no Rio de Janeiro denunciando o direcionamento de comunicação mercadológica para crianças realizado pelas empresas listadas.

Em 11.5.2016, foi instaurado o procedimento preparatório nº 1.30.001.001561/2016-05 para a análise do caso.

Em 21.06.2016 e 23.06.2016, foram expedidos Ofícios para as empresas McDonald’s, Long Jump, Cartoon Network, C&A, Bic Graphic, Biotropic Cosméticos, Foroni, Pucket, Mattel, Pampili, Ri Happy, Sestini, Tilibra e SBT solicitando esclarecimentos.

Até o momento, apenas as empresas Biotropic Cosméticos, C&A, RiHappy, McDonald’s, Bic Graphic, Pucket, Foroni, Sestini, Mattel e SBT se manifestaram. Todas alegaram não utilizar os canais dos Youtubers como forma de publicidade para seus produtos.

 

Arquivos relacionados:

Atuação do projeto Criança e Consumo:

17.3.2016 – Representação enviada ao Ministério Público Federal 

11.5.2016 – Instauração de Procedimento Preparatório

 

Ofícios expedidos pelo Ministério Público Federal para as empresas:

21.6.2016 – Ofício expedido para Bic Graphic

21.6.2016 – Ofício expedido para Biotropic

21.6.2016 – Ofício expedido para Cartoon Network

21.6.2016 – Ofício expedido para Foroni

21.6.2016 – Ofício expedido para Mattel

21.6.2016 – Ofício expedido Pampili

21.6.2016 – Ofício expedido para McDonald’s

21.6.2016 – Ofício expedido para C&A

21.6.2016 – Ofício expedido para Long Jump

21.6.2016 – Ofício expedido para Puket 

23.6.2016 – Ofício expedido para Ri Happy

23.6.2016 – Ofício expedido para SBT

23.6.2016  -Ofício expedido para Sestini

23.6.2016  -Ofício expedido para Tilibra

 

Respostas das empresas:

14.7.2016  Resposta Biotropic

27.7.2016 – Resposta C&A

28.7.2016 – Resposta Puket

29.7.2016 – Resposta Foroni

29.7.2016 – Resposta McDonald’s

29.7.2016 – Resposta Bic

30.7.2016 – Resposta Sestini

3.8.2016  – Resposta SBT

26.8.2016 – Resposta Mattel

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