Logo Criança e Consumo

Xalingo – ‘Teacup Piggies’ (março/2013)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Xalingo – ‘Teacup Piggies’ (março/2013)

O Projeto Criança e Consumo constatou prática abusiva de direcionamento de publicidade ao público infantil referente à linha de brinquedos ‘Teacup Piggies’, da Xalingo S/A Indústria e Comércio (Xalingo).

Em formato de comercial de TV, a anunciante exibia uma sequência de cenas em que três meninas interagiam com os diferentes modelos de ‘Teacup Piggies’ – porquinhas de plástico, que vêm dentro de uma xícara. Os acessórios dos brinquedos – roupas, passarela, limosine, spa, etc. – também faziam parte da encenação, marcada pelas referências a um estilo de vida fashion e glamoroso. Durante o comercial, uma música apresentava as ‘Teacup Piggies’, suas características e as brincadeiras que poderiam ser realizadas com todos os produtos anunciados.

Verificou-se que a comunicação mercadológica, por todos os seus elementos, é voltada ao público infantil, especialmente meninas. Além disso, promove sua erotização precoce, incentivando valores supérfluos ligados à aparência e a um estilo de vida de ostentação. Em vista dessas características, considerando a hipervulnerabilidade e hipossuficiência das crianças, considerou-se abusiva a publicidade da linha ‘Teacup Piggies’.

Em 04.03.2013, o Projeto Criança e Consumo encaminhou notificação à Xalingo, apresentando suas observações a respeito do desenvolvimento da campanha publicitária no que se refere ao seu direcionamento ao público infantil e solicitando a mudança das ilegalidades apontadas. O Projeto Criança e Consumo recebeu resposta da Xalingo em 5.4.2013. Seguimos analisando o caso.

Arquivos relacionados:

4.3.2013 – Noficação enviada pelo Projeto Criança e Consumo à Xalingo 

28.3.2013 – Resposta enviada pela Xalingo ao Projeto Criança e Consumo

 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo