Trendfoods LP. Comercio de Alimentos Ltda. (‘China in Box’) – Promoção ‘China Kids’ (fevereiro/2013)

O Projeto Criança e Consumo constatou prática abusiva de direcionamento de publicidade ao público infantil referente à promoção ‘China Kids’, realizada pela rede de restaurantes Trendfoods LP. Comércio de Alimentos Ltda. (‘China in Box’).

Na promoção, a compra de um dos pratos do pacote ‘China Kids’ dá direito a um copo personalizado colecionável, que brilha no escuro e possui estampas especiais. Foram disponibilizados quatro modelos dos copos promocionais, que não podem ser adquiridos independentemente da refeição.

A ação foi divulgada através do site da China in Box, cartazes, panfletos e cardápios da rede de restaurantes. A maior parte das publicidades apresentava conjuntamente imagens de duas crianças como garotos-propaganda, os copos colecionáveis, além de frases de incentivo à aquisição dos brindes.

Verificou-se que toda a comunicação mercadológica identificada atinge principalmente e diretamente o público infantil, já que o discurso, a linguagem e as imagens utilizadas são claramente apelativos às crianças, alvos do pacote ‘China Kids’ e também da promoção associada à ele. Em vista da hipervulnerabilidade e hipossuficiência das crianças, além do incentivo ao consumismo e à alimentação não saudável – os pratos do ‘China Kids’ apresentam elevadas quantidades de sódio e calorias –, considerou-se abusiva toda a publicidade em torno da promoção.

Diante do exposto, em 20.02.2013, o Projeto Criança e Consumo encaminhou notificação à China in Box, apresentando suas observações a respeito do desenvolvimento da ação e solicitando a mudança das ilegalidades apontadas. Em 04.03.2013, a Trendfoods encaminhou resposta ao Projeto Criança e Consumo. A ação publicitária foi denunciada à Defensoria Pública do Rio de Janeiro, ao PROCON Carioca, ao PROCON do Estado do Rio de Janeiro, à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em maio de 2013.

Seguimos acompanhando o caso.

Arquivos relacionados:

19.2.2013 – Notificação enviada pelo Projeto Criança e Consumo à China in Box 

4.3.2013 – Resposta enviada pela Trendfoods ao Projeto Criança e Consumo

 

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