O Projeto Criança e Consumo constatou prática abusiva de direcionamento de publicidade ao público infantil na realização do concurso cultural “Grito de Guerra”, do Sonda Supermercados, assim como inadequação no processo de inscrição.
O concurso incentiva crianças de até 12 anos de idade a criarem um grito de guerra original para torcer para o Brasil nas Olimpíadas de Londres de 2012. Ao vencedor é oferecido como prêmio um XBox com Kinect. A divulgação e a inscrição do concurso são realizados através do site infantil da empresa, o ‘Sondinha’, que possui conteúdo de entretenimento.
Verificou-se que a publicidade do concurso aparecia na página inicial do site, com destaque para a imagem do prêmio. A prática foi considerada abusiva, já que aproveita da via direta de comunicação com as crianças para incutir nelas o desejo pelo prêmio e seduzi-las a participar do concurso, sabendo que a condição natural de vulnerabilidade da infância torna as crianças mais suscetíveis a aceitarem o discurso publicitário.
No que se refere à inscrição, não foram observados recursos que garantissem o acompanhamento de responsáveis, relegando a concordância com os termos do regulamento à criança, o que contraria a legislação vigente.
Diante do exposto, em 29.08.2012, o Projeto Criança e Consumo encaminhou notificação à empresa, apresentando suas observações a respeito do desenvolvimento do concurso no que se refere ao público infantil e solicitando a mudança dos conteúdos inadequados. Não houve resposta da empresa, mas se constatou a alteração do site, logo após o envio da notificação, razão pela qual o Projeto Criança e Consumo arquivou o caso.
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24.8.2012 – Notificação encaminha à Sonda Supermercados Exportação e Importação S.A
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