Logo Criança e Consumo

Sara Lee Cafés – Café Pilão ‘Bobinha’ (agosto/2010)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Sara Lee Cafés – Café Pilão ‘Bobinha’ (agosto/2010)

A empresa Sara Lee Cafés, detentora da marca Café Pilão, realizou em maio de 2010 uma campanha publicitária com a veiculação do filme “Bobinha”. A peça publicitária apresentava um diálogo entre mãe e filha, no meio da noite, em que a mãe busca acalmar sua filha que não consegue dormir por temer a presença de monstros. Para tanto, a mãe busca convencer a criança de que já está “grandinha” para temer tais monstros e para comprovar essa condição mais adulta e madura da filha, oferece-lhe leite com café.

O comercial, que foi transmitido em vários canais da TV aberta, em horários diversos, dirige-se às crianças, embora transmita valores que não são compatíveis com a boa formação dos pequenos, tais como a banalização da mentira nas relações familiares. Além disso, incentiva a antecipação de fases da vida adulta, promovendo um “encurtamento” da infância e promove uma bebida com características estimulantes.

Em razão da constatação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, encaminhou em 12.08.2010 notificação à empresa. Como não houve resposta por parte da empresa, e constatando nova veiculação de tal publicidade, o Projeto Criança e Consumo encaminhou em 13.12.2010 ao Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária denúncia com pedido de sustação urgente da publicidade em questão.

Em 15.12.2010 o CONAR informou que a referida peça publicitária já tinha sido objeto de representação por parte de um consumidor e que em 09.2010 fora arquivada.

Arquivos relacionados:

12.8.2010 – Notificação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo à empresa Sara Lee Cafés do Brasil Ltda. 

13.12.2010 – Pedido de sustação urgente encaminhado ao Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária – CONAR 

15.12.2010 – Manifestação do Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária – CONAR 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo