A empresa Sara Lee Cafés, detentora da marca Café Pilão, realizou em maio de 2010 uma campanha publicitária com a veiculação do filme “Bobinha”. A peça publicitária apresentava um diálogo entre mãe e filha, no meio da noite, em que a mãe busca acalmar sua filha que não consegue dormir por temer a presença de monstros. Para tanto, a mãe busca convencer a criança de que já está “grandinha” para temer tais monstros e para comprovar essa condição mais adulta e madura da filha, oferece-lhe leite com café.
O comercial, que foi transmitido em vários canais da TV aberta, em horários diversos, dirige-se às crianças, embora transmita valores que não são compatíveis com a boa formação dos pequenos, tais como a banalização da mentira nas relações familiares. Além disso, incentiva a antecipação de fases da vida adulta, promovendo um “encurtamento” da infância e promove uma bebida com características estimulantes.
Em razão da constatação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, encaminhou em 12.08.2010 notificação à empresa. Como não houve resposta por parte da empresa, e constatando nova veiculação de tal publicidade, o Projeto Criança e Consumo encaminhou em 13.12.2010 ao Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária denúncia com pedido de sustação urgente da publicidade em questão.
Em 15.12.2010 o CONAR informou que a referida peça publicitária já tinha sido objeto de representação por parte de um consumidor e que em 09.2010 fora arquivada.
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15.12.2010 – Manifestação do Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária – CONAR
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