Renner – Promoção dia das Fuzarkas 2010 (dezembro/2010)

Por ocasião do dia das Crianças, entre os meses de setembro e outubro de 2010, a empresa “Lojas Renner S/A” desenvolveu estratégia de comunicação mercadológica dirigida ao público infantil que recebeu o nome de “Promoção Dia dos Fuzarkas”, relacionando a compra de produtos Renner à aquisição de brindes, no caso DVDs da Disney, bem como à possibilidade de ganhar iPods. A estratégia de comunicação mercadológica era composta pela veiculação de comercial em mídia televisiva e publicidade em site da internet, próprio para divulgar a promoção. Ambos eram claramente voltados ao público infantil, porquanto se valiam de elementos do mundo das crianças, tais quais menção à contos de fadas, utilização de protagonistas infantis e de linguagem condizente com este público, entre outros.

Constatou-se que referida promoção, além de ser abusiva por se direcionar ao público infantil, veiculava valores distorcidos aos pequenos, quais sejam o consumo excessivo dos produtos anunciados, a promoção da competição entre meninos e meninas e a transmissão da ideia de consumo como sinônimo de felicidade.

Em razão da constatação de tantas abusividades, em 13.12.2010 o Insituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, encaminhou Representação ao Minitério Público do Rio Grande do Sul. No dia 20.3.2012, o Projeto Criança e Consumo foi informado, por carta, a respeito do arquivamento do caso pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Arquivos relacionados:

13.12.2010 – Representação encaminhada ao Ministério Público do Rio Grande do Sul pelo Projeto Criança e Consumo 

20.3.2010 – Arquivamento do caso Renner pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul

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