A fabricante de carros Renault do Brasil S.A. e sua agência de publicidade Neogama / BBH, para promover a linha de automóveis ‘Scénic – Kids’, divulgaram publicidade sobre o suposto diferencial do produto: um DVD player no teto do veículo acompanhado por um kit de filmes infantis, o que, segundo o anúncio, traria felicidade e diversão para as crianças e tranquilidade para toda a família, principalmente para seus pais.
No entanto, a associação entre o DVD player e a tranquilidade das crianças e, por conseguinte, de seus pais, evidenciada pelo jargão utilizado no comercial – “tecnologia acalma-criança” -, é deturpada uma vez que contraria preceitos educacionais e valorativos da família como instituição forte e capaz.
Em razão da abusividade constatada na publicidade, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, encaminhou representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo denunciando o caso e dando conhecimento a ambas as empresas. Entretanto, o Ministério Público de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos da Infância e Juventude da capital encaminhou a denúncia para promoção de arquivamento, a qual foi homologada pelo Conselho Superior do Ministério Público.
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