Fábrica de Produtos Alimentícios Vigor S.A. – Iogurte Vigor Grego Kids (abril/2015)

Dentro do seu âmbito de atuação, o Projeto Criança e Consumo constatou prática de publicidade abusiva, consistente no desenvolvimento de estratégias de comunicação mercadológica direcionadas diretamente a crianças, em vários meios e suportes de mídia, realizada pela empresa Vigor, para a promoção de seus produtos da linha Vigor Grego Kids.

A linha de iogurtes Vigor Grego foi lançada em 2012 pela empresa, inaugurando no mercado nacional uma nova categoria de iogurtes à semelhança do que já acontecia na Europa e Estados Unidos. Em 2014, buscando ampliar seu mercado consumidor, a Vigor lançou o produto para o segmento infantil: o Vigor Grego Kids.

Recentemente, com o escopo de aumentar as vendas do iogurte kids, a empresa firmou parceria com o Walt Disney Studios para patrocinar a exibição no Brasil da série Star War Rebels, animação transmitida nos canais Disney Channel e Disney XD. Por meio dessa parceira, a empresa desenvolveu a promoção Star Wars Rebels do Vigor Grego Kids que consiste no lançamento, pela Vigor, de um jogo de realidade aumentada com as personagens da animação, desenvolvido para celulares e tablets.  Para conseguir  ter acesso ao game, é necessário adquirir uma caixa do iogurte Vigor Grego Kids, cuja embalagem contém cartas colecionáveis das personagens da série Star Wars Rebels, que funcionam como chave de entrada para o jogo desenvolvido.

Para dar visibilidade à nova promoção, a empresa desenvolveu comercial televisivo veiculado nos canais Disney Channel e Disney XD. A peça publicitária tem como foco principal a apresentação do jogo às crianças, juntamente com o produto, contando com a alternância de trechos do desenho e imagens do iogurte Vigor Grego Kids.

Diante do exposto, em 6.4.2015, o Instituto Alana, por meio de seu Projeto Criança e Consumo, enviou representação à Fundação Procon de São Paulo, a fim de que a empresa cesse com tal abusividade e ilegalidade, deixe de realizar ações semelhantes, bem como repare os danos já causados às crianças de todo o país.

O Projeto Criança e Consumo segue acompanhando o caso.

 

Arquivos Relacionados:

6.4.2015 – Representação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo à Fundação Procon do Estado de São Paulo 

 

 

2 comentários em “Fábrica de Produtos Alimentícios Vigor S.A. – Iogurte Vigor Grego Kids (abril/2015)
  1. Ivonete G Leal says:

    comprei iogurte grego estava bem liguido não cremoso como costumo comprar tomei sabe o que aconteceu uma bela infecção
    intestinal não e a primeira vez que isto acontece sempre gostei mas agora nunca mais vou avisar o pessoal não comprar e um pena era tão bom.

    • Projeto Criança e Consumo says:

      Olá, o projeto Criança e Consumo busca fomentar o debate sobre o consumismo infantil e sensibilizar a população para o fato de que se trata de um problema que ultrapassa a esfera familiar devido a gravidade dos impactos sociais, ambientais e econômicos que gera. O projeto atua também para garantir os direitos das crianças no que diz respeito às relações de consumo.

      Para obter informações relativas aos direitos dos consumidores de maneira geral você pode procurar o Procon de sua localidade.

      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *