Logo Criança e Consumo

Oi – Publicidade em Praça Pública no Rio (março/2014)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Oi – Publicidade em Praça Pública no Rio (março/2014)

Uma mãe presenciou a veiculação de publicidade dirigida a crianças dos serviços de telefonia da Oi S/A, em uma praça pública do Rio de Janeiro. Denunciou então a ação ao Instituto Alana e, por meio do conteúdo disponibilizado pelo projeto Prioridade Absoluta no seu portal, redigiu conjuntamente com a equipe do Instituto a presente notificação.

A ação publicitária denunciada ocorreu na Praça Raul Guedes, localizada no Bairro da Urca, no Rio de Janeiro, nos dois primeiros fins de semana de dezembro de 2013, durante a tarde. A estratégia de comunicação mercadológica consistia em uma atividade de entretenimento na qual, na praça, próximo aos brinquedos que a ela pertencem, foi instalada uma cama elástica pelos representantes da empresa, para que as crianças brincassem. Além disso, havia também um pipoqueiro, identificado com camiseta contendo o logotipo da Oi S/A e era oferecido serviço de massagem aos pais. Junto a essas instalações, encontravam-se promotores de venda e cartazes veiculando não só a marca, como também divulgando os serviços oferecidos, nos quais constava inclusive o valor cobrado. Toda essa ação foi registrada pela denunciante por meio de fotos.

Cabe ressaltar que, embora tenha sido presenciada apenas essa intervenção na praça, não se trata de uma ação isolada. A partir de uma breve pesquisa na internet, verificou-se que, em 2011, a Oi S/A promoveu uma campanha em que um bebê vocaliza um apelo de consumo. No Natal do ano seguinte, a partir da ação “Orelhão Mágico da Oi”, a empresa reforçou novamente o interesse em cativar a criança.

Tendo em vista o acima relatado e os prejuízos decorrentes da publicidade dirigida a crianças, o Instituto Alana, em conjunto com a mãe que testemunhou a ação, notificou a Oi S/A em 11.03.2014, para que preste esclarecimentos sobre a ação realizada e se comprometa a não mais se valer de estratégias de comunicação mercadológica direcionadas ao público infantil.

A empresa não apresentou resposta.

Arquivo relacionado:

11.3.2014 – Notificação enviada para a empresa OI S/A 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo