Logo Criança e Consumo

McDonald’s – Campanha ‘Abusivo Tudo Isso’ (julho/2018)

Imagem vermelha com o sorriso da marca McDoanlds de ponta cabeça, com a frase escrita, Abusivo Tudo Isso.
Imagem vermelha com o sorriso da marca McDoanlds de ponta cabeça, com a frase escrita, Abusivo Tudo Isso.

McDonald’s – Campanha ‘Abusivo Tudo Isso’ (julho/2018)

Campanha ‘Abusivo Tudo Isso’

Em julho de 2018, o Criança e Consumo, programa do Instituto Alana, lançou a campanha ‘Abusivo Tudo Isso’ contra a rede de lanchonetes McDonald’s, em razão da prática publicitária abusiva e ilegal direcionada diretamente a crianças, caracterizada pela oferta e comercialização de brinquedos associados à venda de produtos alimentícios por meio do combo McLanche Feliz.

Inspirada em denúncia enviada por um cidadão do Distrito Federal ao Ministério Público, também contra essa estratégia comercial adotada pela rede de fast food, a campanha buscou mobilizar pessoas a fazer o mesmo e exigir o fim da prática, por meio do envio de e-mails à Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, com cópia para a empresa, por plataforma online.

O combo McLanche Feliz é bastante conhecido e divulgado a crianças por meio de (i) veiculação de filme publicitário em formato de animação em canais infantis; (ii) comunicação em pontos de venda, com a exposição dos brinquedos colecionáveis; e (iii) ações nas redes sociais, com uso de imagens de personagens e brindes.

A campanha ‘Abusivo Tudo Isso’ colheu assinaturas de mais de duas mil e duzentas pessoas pessoas em todo o país.

 

Atuação da Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon

Como resultado da campanha, a Senacon instaurou processo administrativo n° 08012.001668/2018-84 contra a empresa, com o intuito de averiguar as práticas comerciais dirigidas a crianças realizadas pela rede de lanchonetes. O caso está sendo avaliado pela Coordenação-Geral de Consultoria Técnica e Sanções Administrativas do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

Em 6.12.2018, o Criança e Consumo entregou à Secretária Nacional do Consumidor, Ana Lucia Kenickel Vasconcelos, manifestação contendo as assinaturas colhidas pela campanha.

 

Arquivos relacionados:

6.12.2018 – Manifestação com as assinaturas

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo