Logo Criança e Consumo

Mattel – Polly Pocket (maio/2008)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Mattel – Polly Pocket (maio/2008)

Em 07.05.2008, a equipe do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana constatou a veiculação de comercial da Polly Pocket em meio a programas infantis da TV Cultura e constatou que não apenas o comercial, mas também o site indicado ao final do vídeo dirigiam-se às crianças com o objetivo de induzir seus desejos por brinquedos da marca Polly Pocket. O comercial apresentava meninas brincando com um dos produtos da linha Polly Pocket e passando a impressão de grande diversão. O produto anunciado é mostrado como sendo importante para as brincadeiras das crianças com as bonecas e carrinhos Polly Pocket.

Verificou-se, portanto, que a empresa Mattel do Brasil Ltda. desenvolveu estratégia de comunicação mercadológica dirigida às crianças, com o objetivo de promover seus produtos da linha Polly Pocket. Além dos comerciais televisivos, utilizou-se também de site na internet, que em meio aos diversos jogos eletrônicos e brincadeiras online, sugere a aquisição de produtos Polly Pocket. Assim, a página na internet se revelou verdadeiro site de vendas e não mera brincadeira para as crianças.

Em razão da comprovação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 26.5.2008 promoveu denúncia ao CONAR, denunciando o comercial televisivo e o site, que se dirigem eminentemente ao público infantil. Em 3.6.2008, o órgão pronunciou-se negando, em sede liminar, a sustação da veiculação do anúncio. Posteriormente, em 4.9.2008, foi recomendado em definitivo o arquivamento do caso.

Arquivos Relacionados:

26.5.2008 – Denúncia encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo ao CONAR 

Parecer Psicológico – Maria Helena Masquetti

3.6.2008 – Recomendação Liminar proferida pelo CONAR negando a sustação da veiculação do filme publicitário 

4.9.2008 – Recomendação proferida pelo CONAR indicando o arquivamento do caso 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo