Kellogg do Brasil Ltda. – Sucrilhos Shrek Terceiro (junho/2007)

As empresas Kellogg Brasil Ltda. e Exim Character Licenciamento e Marketing desenvolveram a campanha promocional “Sucrilhos – Grátis: 1 Shrek Voador” e “Sucrilhos Shrek Terceiro”, para a comercialização do Sucrilhos Kellogg’s. Essas promoções, associadas ao lançamento do filme “Shrek Terceiro” no Brasil, no primeiro caso condicionava o ganho de um brinquedo dos personagens do filme à compra do cereal; e no segundo, exagerava no apelo comercial ao filme, até mesmo no alimento, configurado em bolinhas nas cores do personagem animado, verdes e marrom.

Além de as campanhas terem sido claramente direcionadas ao público infantil, outros abusos e ilegalidades foram verificados, dentre eles o uso de personagem infantil e o estímulo ao consumo excessivo de alimentos. No caso da promoção “Sucrilhos – Grátis: 1 Shrek Voador”, a entrega do brinde colecionável configurava, ainda, prática de venda casada.

Assim, tendo constatado a abusividade de ambas as promoções, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, notificou as empresas envolvidas, que não apresentaram qualquer resposta, fato que motivou o encaminhamento de representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo, o qual instaurou Inquérito Civil para apuração dos fatos. Em 26.2.2008 foi promovido o arquivamento do caso.

Arquivos Relacionados:

27.6.2007 – Notificação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo às empresas Kellogg e Exim 

14.8.2007 – Representação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo ao Ministério Público do Estado de São Paulo 

26.2.2008 – Arquivamento dos autos pelo Ministério Público de São Paulo

 

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