Logo Criança e Consumo

Giraffas – Gira Cones e Gira Cornetas (fevereiro/2009)

Capa padrão atuação jurídica
Capa padrão atuação jurídica

Giraffas – Gira Cones e Gira Cornetas (fevereiro/2009)

Em fevereiro de 2009, a equipe do Projeto Criança e Consumo verificou a veiculação de dois comerciais televisivos, pela empresa Giraffas Sanduíches e Grelhados, com o objetivo de divulgar sua promoção ‘Gira Cornetas’ e os produtos ‘Gira Cones’.

Ambos os filmes publicitários se utilizam de linguagem infantil, fantoches, representações de crianças, música cantada em vozes infantis, etc., o que no entender do Projeto Criança e Consumo constitui-se em prática abusiva.Neste sentido, considera-se como agravante, o fato de que a publicidade dos ‘Gira Cones’ veicula linguagem e valores inapropriados para o público infantil. O comercial das promoções ‘Gira Cornetas’ apresenta o símbolo do UNICEF, o que transmite a idéia de que a promoção conta com o aval desta entidade.

Em razão da constatação de tais abusividades, conforme o entendimento do Projeto Criança e Consumo, o Instituto Alana, em 9.3.2009 endereçou Notificação à empresa, com cópia ao UNICEF. Em 1.4.2009, a empresa Giraffas encaminhou Contra-Notificação ao Projeto Criança e Consumo, por meio da qual expõe seu entendimento sobre o ocorrido. Em atenção ao documento enviado pela empresa, o Projeto Criança e Consumo manifestou-se encaminhando Contra-Notificação em 9.4.2009.

 

Arquivos Relacionados:

26.2.2009 – Notificação encaminhada pelo Projeto Criança e Consumo à empresa Giraffa’s sanduíches e grelhados 

1.4.2009 – Contranotificação enviada ao Projeto Criança e Consumo pela empresa Giraffa’s sanduíches e grelhados 

9.4.2009 – Contranotificação enviada pelo Projeto Criança e Consumo à Giraffa’s sanduíches e grelhados 

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo