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Coca-Cola – Festival Coca-Cola nas Escolas (dezembro/2015)

Capa padrão atuação jurídica
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Coca-Cola – Festival Coca-Cola nas Escolas (dezembro/2015)

O Festival Coca-Cola nas Escolas consiste em uma promoção realizada pela empresa Coca-Cola por meio da qual alunos matriculados no 8º e 9º ano do ensino fundamental e no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio de escolas inscritas concorrem para serem condutores no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

A ação teve sua primeira realização em 2010 no Paraná e em São Paulo. Em 2014, o evento passou a ser organizado também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e, em 2015, em todo Brasil.

As informações constantes no site da promoção, ainda que informem que o Festival Coca Cola nas Escolas era destinado à estudantes com mais de 13 anos, não deixam claro que não há qualquer forma de exposição das crianças à marca e seus produtos. Por esse motivo, em 28.10.2015, enviou carta à empresa com o objetivo de apresentar sua preocupação com o impacto às crianças de ações de comunicação mercadológica realizadas em escolas, a exemplo do Festival Coca-Cola nas Escolas, e solicitar informações sobre os meios efetivamente adotados para que essa campanha comercial não atinja o público com menos de 12 anos.

Em resposta à carta enviada, a empresa encaminhou carta no dia 19.11.2015, e realizou reunião presencial com o Projeto Criança e Consumo, na qual informou que não há qualquer participação de crianças no Festival Coca Cola nas Escolas, e que as fotos apresentadas na carta, que exibiam crianças, se referiam às promoções de anos anteriores, que foram aprimoradas para adequar o Festival aos compromissos corporativos assumidos pela empresa de não fazer qualquer publicidade a menores de 12 anos.

O Projeto Criança e Consumo segue acompanhando o caso.

 

Arquivos relacionados:

28.10.2015 – Carta enviada pelo Projeto Criança e Consumo à Coca Cola 

19.11.2015 – Resposta da Coca Cola ao Projeto Criança e Consumo 

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