Candide Indústria e Comércio Ltda. – Garagem S/A (dezembro/2015)

O Instituto Alana, por meio de seu Projeto Criança e Consumo, constatou comunicação mercadológica dirigida à criança na ação promovida pela empresa Candide Indústria e Comércio Ltda. para a promoção de sua linha de carros de brinquedo colecionáveis da marca Garagem S/A.

A análise das estratégias publicitárias desenvolvidas pela empresa torna evidente a intenção da anunciante de direcionar sua mensagem ao público infantil.

A ação consiste na exibição de comercial televisivo em canais infantis, com apelos como animações e carros de brinquedo realizando diversas manobras fantasiosas, misturadas com cenas reais de carrinhos se movimentando, de maneira a confundir o público infantil, ainda em peculiar estágio de desenvolvimento.

Além disso, a empresa produziu um site, com diversas imagens que conversam com a criança, jogos que contam com os diversos modelos de carrinhos e downloads de wallpaper, screensaver e ícones de computador da marca.

A empresa utiliza-se de uma comunicação transmídia, que atinge a criança por meio de diversas mídias e faz com que a marca esteja presente no cotidiano da criança através de todas as redes a que tem acesso (televisão, internet, jogos online, Facebook).

No comercial televisivo, constata-se o foco em cenas de ação com manobras fantasiosas realizadas pelos carrinhos, que misturam realidade e fantasia, sendo uma forma claramente abusiva de comunicar-se com a criança e incentivá-la ao consumo.

O Projeto Criança e Consumo entende que práticas comerciais como a desenvolvida pela Candide são abusivas, e, portanto, ilegais, por desrespeitarem a proteção integral e a hipervulnerabilidade da criança, em patente violação ao artigo 227, da Constituição Federal, diversos dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 36, 37, § 2º e 39, IV, do Código de Defesa do Consumidor e Resolução 163 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Assim, em 10.12.2015, o Projeto Criança e Consumo enviou representação ao Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Ceará – DECON/CE denunciando o direcionamento de comunicação mercadológica para criança para promoção dos brinquedos da marca Garagem S/A.

Seguimos acompanhando o caso.

 

Arquivos relacionados:

10.12.2015 – Representação enviada pelo Projeto Criança e Consumo ao DECON/CE 

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