Logo Criança e Consumo

Campanha de Páscoa 2018 (abril/2018)

Foto com vários ovos de chocolate com uma tag escrita: AnunciaPraMin.
Foto com vários ovos de chocolate com uma tag escrita: AnunciaPraMin.

Campanha de Páscoa 2018 (abril/2018)

Atuação do Criança e Consumo

O programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, que recebe todos os anos diversas denúncias a respeito dos ovos de páscoa com brinquedos, criou, em 2018, a campanha de Páscoa #AnunciaPraMim.

O objetivo foi abrir espaço para as famílias se manifestarem diretamente às empresas, por meio do envio de cartas virtuais ao Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC), para lembrar da abusividade do direcionamento de publicidade a crianças pelas normas vigentes no país.

As oito empresas que receberam reclamações, Arcor, Brasil Cacau e Kopenhagen (Grupo CRM), Cacau Show, Ferrero, Garoto, Lacta (Mondelez), Nestlé e TopCau, desenvolveram estratégias de comunicação mercadológica com diversos elementos atraentes ao público infantil, como venda casada de brinquedos junto as produto e embalagens coloridas para chamar a atenção das crianças, bem como a utilização de personagens conhecidas do universo infantil, a realização de ações dirigidas às crianças nos pontos de vendas e a distribuição de produtos.

O Criança e Consumo entende que práticas comerciais como as desenvolvidas pelas empresas são abusivas e, portanto, ilegais, por desrespeitarem a proteção integral e a hipervulnerabilidade da criança, em patente violação ao artigo 227, da Constituição Federal, diversos dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 36, 37, § 2º e 39, IV, do Código de Defesa do Consumidor e Resolução nº 163 do Conanda.

Para reforçar essa campanha, o Criança e Consumo enviou, em 17.4.2018, cartas a todas as empresas que receberam reclamações , apresentando a campanha e seus resultados e colocando-se à disposição para esclarecimentos acerca das influências de ações de comunicação mercadológica no processo de desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Até o momento, nenhuma das empresas enviou resposta.

O Criança e Consumo segue acompanhando os desdobramentos do caso.

 

Arquivos relacionados:

Atuação do Criança e Consumo

17.4.2018 – Carta enviada pelo Criança e Consumo para a Arcor

17.4.2018 – Carta enviada pelo Criança e Consumo para o Grupo CRM

17.4.2018 – Carta enviada pelo Criança e Consumo para a Cacau Show

17.4.2018 – Carta enviada pelo Criança e Consumo para a Ferrero

17.4.2018 – Carta enviada pelo Criança e Consumo para a Garoto

17.4.2018 – Carta enviada pelo Criança e Consumo para a Lacta

17.4.2018 – Carta enviada pelo Criança e Consumo para a Nestlé

17.4.2018 – Carta enviada pelo Criança e Consumo para a TopCau

Arquivos relacionados:

Compartilhar:

Conheça outros casos relacionados a esse tema

Listar todos os casos
Ir ao Topo