O Bradesco Vida e Previdência S.A., com o objetivo de divulgar o plano de previdência ‘Prev Jovem’ para crianças e jovens, realizou comunicação mercadológica dirigida às crianças, por meio da disponibilização do site ‘Espaço da Turma’, o qual possui explícito apelo direcionado ao público infantil.
Verificou-se que todo o site em si constituía-se em verdadeira publicidade camuflada, posto que: realizava publicidade clandestina, na medida em que as crianças não percebiam tratar-se de apelo comercial e acreditavam estar apenas brincando no site; utilizava-se da credulidade infantil, induzindo os pequenos a se preocuparem precocemente com temáticas extemporâneas à sua idade, incentivando-a a insistir com seus pais para que adquiram determinados produtos, transformando-as em verdadeiras promotoras de vendas, o que pode ser amplamente visualizado na seção ‘Mini Agência’, e possibilita um contínuo processo de fidelização de marca.
Em razão da constatação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 23.10.2008 promoveu Notificação à empresa solicitando que cessasse a questionada comunicação mercadológica. Nenhuma resposta foi encaminhada ao Projeto Criança e Consumo, motivo pelo qual uma Representação foi apresentada em 17.12.2008 ao Ministério Público do Estado de São Paulo – Promotoria de Justiça do Consumidor. Entretanto, o órgão promoveu arquivamento do caso em 29.7.2009.
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