Biotropic Cosmética Licensing – Linha infantil Biotropic (julho/2015)

O Instituto Alana, por meio de seu Projeto Criança e Consumo, constatou a realização de comunicação mercadológica dirigida à criança na ação promovida pela empresa Biotropic para vender a sua linha infantil de cosméticos.

A estratégia publicitária transmídia, divulgada por meio de comerciais de televisão, redes sociais, e canais de YouTube, utilizou linguagem imperativa e músicas, personagens e animações do universo infantil (como Phineas e Ferb, Polly, Barbie, Heróis Avengers, Monster High, Tartarugas Ninja) que alcançam diretamente a criança e abusam de sua hipervulnerabilidade para vender produtos. Além disso, houve envio de produtos a crianças conhecidas como blogueiras mirins, para que os promovessem em seus canais nas redes sociais.

A análise da publicidade desenvolvida pela empresa Biotropic torna evidente a intenção da anunciante de atingir a criança por meio de diversas mídias e fazer com que a marca esteja presente no seu cotidiano por meio de todas as redes a que tem acesso. O objetivo é tornar sua marca conhecida e estimular o consumo de seus produtos.

O Projeto Criança e Consumo entende que práticas comerciais como a desenvolvida pela Biotropic são abusivas, e, portanto, ilegais, por desrespeitarem a proteção integral e a hipervulnerabilidade da criança, em patente violação ao artigo 227, da Constituição Federal, diversos dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 36, 37, § 2º e 39, IV, do Código de Defesa do Consumidor e Resolução 163 do Conanda.

Diante do exposto, em 21.7.2015, o Instituto Alana, por meio de seu Projeto Criança e Consumo, enviou Representação ao Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Serra (Procon-Serra) e ao Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Espírito Santo (Procon-ES), a fim de que a empresa cesse com tal abusividade e ilegalidade, deixe de realizar ações semelhantes, bem como repare os danos já causados às crianças de todo o país.

O Projeto Criança e Consumo seguirá acompanhando o caso.

 

21.7.2015 – Representação encaminhada ao Procon-Serra e Procon-ES

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