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Big X Picanha – Promoção Big X for Kids (abril/2009)

Capa padrão atuação jurídica
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Big X Picanha – Promoção Big X for Kids (abril/2009)

A rede de lanchonetes Big X Picanha, com o objetivo de promover a venda de seus alimentos, subordina a aquisição de brinquedos — os bonecos Gogo’s —, álbuns de figurinhas e as próprias gravuras colecionáveis à compra de promoção infantil (Big X For Kids), consistente de sanduíche e batatas fritas. Tal prática, venda condicionada de um produto a outro, configura venda casada, conduta reprimida pela legislação pátria.

A estratégia de promoção do combo se faz através de banners espalhados por todas as sedes da rede, lâminas de bandeja e endereço eletrônico da empresa. Tal comunicação mercadológica, dirigida ao público infantil, explora a imagem dos supostos “brindes”, colocando esses itens de diversão como verdadeiro motivo de compra, em detrimento do anúncio do produto alimentício em si (suas qualidades, propriedades, componentes, etc.).

Em razão da constatação das referidas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 8.4.2009 promoveu notificação a Big X Picanha para que cessasse tais condutas. Não houve resposta da empresa.

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8.4.2009 – Notificação encaminhada pelo Instituto Alana ao Big X Picanha 

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