Banco Itaú S.A. – Campanha ‘Não é de hoje’ (novembro/2011)

O Banco Itaú S.A., para divulgar os novos serviços que oferece, como o alerta enviado por meio dos caixas eletrônicos e internet antes do cliente entrar no cheque especial, realizou veiculou publicidade que tinha como interlocutora uma criança que, falando diretamente ao público espectador, discorra um texto em que anunciava tais serviços, e destacava a ideia central da publicidade, ‘o mundo muda, o que não muda é o respeito que o Itaú tem por você’.

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, por meio de uma denúncia recebida pelo seu ‘microblog’ Twitter, constatou abusividade no comercial veiculado uma vez que o uso do ator mirim falando diretamente com o público confirma o direcionamento da respectiva campanha ao público infantil, antecipando às crianças preocupações que não fazem parte do ser universo, como aquela relativa a contas bancárias e ‘cheque especial’.

Diante de tais contestações, em 21.11.2011 foi encaminhada uma notificação à empresa solicitando que cessasse a questionada publicidade. Em 28.11.2011 o Banco itaú S.A encaminhou resposta ao Instituto Alana argumentando que o objetivo da referida campanha é o de promover o consumo consciente, e não de estimular o consumismo e, em relação ao pedido de cessação da publicidade, informou que a campanha em questão não está sendo mais veiculada.

Em vista dos esclarecimentos prestados pela empresa, o Projeto Criança e Consumo deu o caso por encerrado.

Arquivos Relacionados:

21.11.2011 – Notificação encaminhada ao banco Itaú pelo Projeto Criança e Consumo

28.11.2011 – Resposta encaminhada pelo Banco Itaú S.A. ao Projeto Criança e Consumo 

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